Prova de Conceito (PoC): Você sabe o que é?

Homem realizando uma Prova de Conceito (PoC).
(Foto: JComp | Freepik)

Em um cenário onde o caixa de grandes empresas está baixo, como plugar startups a essas empresas? É preciso observar soluções e adaptar-se a momentos complicados como esse. Por isso, vamos conhecer a Prova de Conceito (PoC).

O que a startup precisa é trazer soluções inovadoras para que essas empresas superem esse cenário diferente. De acordo com Wesley Ribeiro, mestre em transformação digital e futuro dos negócios, uma boa alternativa é conectar-se a essas empresas por meio de uma Prova de Conteito (PoC).

Com ela, a startup custeia sua operação inicialmente, mas abre uma grande porta no mercado. A empresa maior volta a faturar com a solução. Voltando a faturar, tem caixa para custeio do serviço ou produto oferecido pela startup. Dessa forma, as duas saem ganhando.

Mas o que é, de fato, uma PoC? Com um produto já estruturado, a startup injeta a sua solução no mercado, como um teste de viabilidade. A partir do resultado da aplicação desse teste, é possível aprimorar o produto e torná-lo ainda mais atrativo para o restante do mercado.

Os riscos de Prova de Conceito (PoC)

Primeiro de tudo, é importante amarrar um bom contrato com ambas as partes. Nesse caso, é fundamental uma boa assistência jurídica para dar suporte na construção dessa parceria.

“Da parte da corporação, tem a insegurança no compartilhamento dos dados. Já a startup tem o risco de não fechar um contrato ao final. Por isso é importante um bom contrato”, conta Ribeiro.

Ainda de acordo com Ribeiro, é possível abrir inúmeras portas a partir da PoC. Além do contrato com a empresa, é possível indicação para outras empresas que também trabalham com ela. Uma possibilidade ainda maior é a aquisição de uma porcentagem da corporação.

Isso pode aumentar muito a carteira de clientes e a receita da startup. Da mesma forma, pode ser fatal ao negócio. Por isso, é tão importante um bom contrato nessas situações.

PoC x MVP

O que diferencia uma Prova de Conceito (PoC) do Minimo Produto Viável (MVP)? O MVP é uma estrutura mínima, suficiente para cumpir a função para a qual foi planejado. Enquanto isso, a aplicação da PoC é feita quando o produto já está pronto para ser testado.

Quando eu uso cada uma? A PoC é para aprimorar o produto e reduzir riscos tecnológicos, identificando problemas técnicos e soluções possíveis. Já o MVP é para reduzir riscos de mercado evitar grandes perdas financeiras e apontar boas oportunidades de mercado.

Mãos de um homem realizando uma Prova de Conceito (PoC).
(Foto: JComp | Freepik)

É importante sempre estar atento às oportunidades de plugar a sua startup a grandes corporações. A Prova de Conceito (PoC) é uma grande porta para essa conexão. Lembre-se de ter um bom contrato e de entregar um bom desempenho durante a PoC.

Gostou desse conteúdo? Te vejo na próxima, aqui no Blog da Stars.

BlogInterview

Conexão com EmpresasProva de ConceitoWesley Ribeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *