Como prevenir uma crise empresarial?

Colaborar que não conseguiu prevenir uma crise empresarial.
(Foto: MindMiners)

Prevenir uma crise empresarial, tanto de reputação quanto financeira, é possível. Os problemas que podem causá-las podem ser inevitáveis. Então, podem ser previstos e as ações para solucioná-los podem ser planejadas.

Conheça seu público

O público deve ser mapeado em todos os seus aspectos. São eles:

  • Características sociais;
  • Interesses;
  • Expectativas;
  • Sensibilidade;
  • Potenciais;
  • Fraquezas;
  • Recursos;
  • Conhecimento.

Portanto, conhecer o público ajuda no planejamento das ações. Isso porque é possível prever quais podem ser as suas reações.

Invista em relacionamento com o cliente

É importante manter um canal de comunicação sem ruídos com o cliente. Assim ele pode compartilhar experiências, sugerir e reclamar. Dessa forma, se sente ouvido e atendido. É através do feedback que você identifica os problemas existentes. 

Pode ser um telefone ou até um formulário online. Além disso, mantenha seus colaboradores preparados para receber essas sugestões.

Elabore uma matriz de gestão de riscos

Nessa matriz, é importante conter todos os problemas mapeados. Assim como definir soluções, passo a passo.

Em seguida, defina cada ação a ser tomada e não esqueça do mapeamento do público. Considere como pode ser a reação com as suas ações. 

Defina um fluxo comunicacional

O fluxo comunicacional deve ser cíclico. Portanto, a empresa transmite as mensagens. Em seguida, o público responde positiva ou negativamente.

Além disso, é importante que todos os gestores tenham conhecimento do processo. Da mesma forma que os colaboradores, os gestores precisam estar a par da situação.

Tenha um plano de contingência de gastos

Muito além de uma reserva ou de corte de custos, é necessário pensar em como a empresa será reerguida. 

Elabore o plano tendo em vista todas as possibilidades mapeadas. Dessa forma, aponte soluções e as tarefas de cada setor para reerguer o empreendimento.

Por fim, seguindo essas dicas, você consegue prevenir uma crise empresarial com sucesso. Esteja atento a possíveis problemas e elabore soluções. Assim, busque documentar todo o processo.

Para mais detalhes sobre a prevenção de crises, baixe nosso e-book Gestão de Crises Empresariais: Gestão Eficiente de Crises Financeiras e de Reputação.

Blog

Crise EmpresarialPrevenção de Crises

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *