Como prevenir uma crise empresarial?

As crises empresariais, tanto de reputação quanto financeira, podem ser prevenidas. Se os problemas que podem causá-las são inevitáveis, podem ser previstos e as ações para solucioná-los podem ser planejadas.

  • CONHEÇA SEU PÚBLICO

É essencial que o público seja mapeado em todos os seus aspectos: características sociais, interesses, expectativas, sensibilidade a alguns temas, potenciais, debilidades, recursos, conhecimento. Conhecer seu público ajuda no planejamento das ações porque prevê quais podem ser as suas reações a determinados problemas. 

  • INVISTA EM RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

Mantenha um canal de comunicação sem ruídos com seu cliente. Assim ele pode compartilhar suas experiências, sugerir e reclamar. Ele precisa sentir-se ouvido e atendido. É através do feedback que a empresa encontra muitos dos problemas existentes. 

  • ELABORE UMA MATRIZ DE GESTÃO DE RISCOS

Nela, coloque todos os problemas que identificou e como você pode resolvê-los, passo a passo. Defina cada ação a ser tomada e não esqueça do mapeamento que fez do seu público, considerando como pode ser a reação dele com as suas ações. 

  • DEFINA UM FLUXO COMUNICACIONAL

Ele deve funcionar de maneira cíclica. A empresa transmite as mensagens ao público, ele responde a empresa, positiva ou negativamente. Dentro desse fluxo, também é importante destacar a importância de que todos os gestores tenham conhecimento do processo.

  • TENHA UM PLANO DE CONTINGÊNCIA DE GASTOS

Muito além de uma reserva financeira ou de corte de custos, também é necessário pensar em como a empresa será reerguida. 

Para mais detalhes sobre o prevenção de crises, baixe nosso e-book Gestão de Crises Empresariais: Gestão Eficiente de Crises Financeiras e de Reputação.

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