LTV: Como calcular?
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O LVT: Como calcular? LTV (Lifetime Value. Em português, valor do tempo de vida do cliente) é uma métrica que calcula o quanto você irá faturar com um cliente durante o tempo que ele comprar da sua empresa.

A partir dela é possível elaborar estratégias para aumentar faturamento e a retenção de clientes.

CAC e Churn Rate

Para começar, é importante que você conheça algumas outras métricas: Custo de Aquisição do Cliente (CAC) e Churn Rate.

Custo de Aquisição do Cliente (CAC)

O Custo de Aquisição do Cliente (CAC) aponta o quanto a empresa está investindo para a aquisição de um cliente. Dessa forma, podemos considerar aí custos como: Facebook Ads, Instagram Ads, Google Ads, manutenção de site, equipe de Marketing e equipe de Vendas.

Churn Rate

A métrica Churn Rate monitora a perda de clientes a cada mês. Essa métrica, quando alta, prejudica muito o seu LTV. Por exemplo: Se 5 a cada 10 clientes, o seu Churn Rate é de 50%.

LTV: Como calcular?
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LTV: Como calcular?

Agora vamos ver na prática como funciona:

LTV Simples

O LTV simples geralmente é utilizado em empresas Software as a Service (Saas) e outras empresas do segmento Economia da Recorrência. Veja como calcular:

LTV = (Receita anual por cliente × relacionamento com o cliente em anos) − Custo de Aquisição do Cliente (CAC)

Exemplo: Vamos imaginar que a sua receita anual por cliente seja de R$ 600,00. O seu cliente, em média, permanece 5 anos. E o custo de aquisição desse cliente é de R$ 300,00. Agora veja como seria o seu LTV Simples:

(600 x 5) – 300 = 2.700

LTV Tradicional

O LTV Tradicional é útil em caso de suas vendas anuais não forem tão estáveis.

LTV = Margem bruta × (Taxa de retenção ÷ [Taxa de desconto − Taxa de retenção])

Digamos que a sua margem bruta seja 59%. Sua taxa de retenção é de 50%. Sua taxa de desconto é de 60%. Agora veja como seria o seu LTV Tradicional:

59 x (50 ÷ [60-50]) = R$ 295

LTV com o Churn

Para calcular o LTV considerando o seu Churn Rate, é necessário fazer o seguinte cálculo:

LTV = Valor ticket médio x Tempo de retenção de clientes

Digamos que seu Ticket Médio seja de R$ 300. E foram 100 cancelamentos em um período de 12 meses.

Para descobrir seu tempo de retenção, multiplique o número de cancelamentos pelo período, some todos e divida pelo total de cancelamentos (que, neste caso, são 100). Agora veja no exemplo:

RETENÇÃO = (20 x 8) + (30 x 10) + (40 x 12) + (10 x 2) ÷ 100

RETENÇÃO = 960 ÷ 100 = 9,6

Agora aplique a fórmula do LTV:

LTV = 300 x 9,6 = R$ 2.880

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