Empresas Conhecidas que se Recuperaram de Grandes Crises

Vamos conhecer empresas conhecidas que se recuperaram de grandes crises. As crises empresariais não atingem apenas empresas de pequeno porte. Confere alguns casos:

Empresas Conhecidas que se Recuperaram de Grandes Crises
(Foto: Bram Naus | Unsplash)

Coca-cola

A transnacional teve uma grande crise de reputação em 2013. Na época, um consumidor afirmava ter comprado uma garrafa com pedaços de um rato. Dessa forma, havia tido problemas de saúde.

No ano seguinte, o Tribunal de Justiça de São Paulo sentenciou a Coca-Cola como inocente. Na ocasião, foi realizada perícia pelo Instituto de Criminalística. Assim, ficou comprovado que o rato foi inserido na garrafa pelo próprio consumidor.

Todavia, a Coca-Cola ainda é líder de venda mundial entre os refrigerantes.

Samsung

Em agosto de 2016, a empresa lançou o Galaxy Note 7. Em seguida, o aparelho foi um sucesso de vendas, até os dispositivos começarem a apresentar problemas.

O usuários começaram a relatar desligamento, superaquecimento e até explosões de bateria. A empresa precisou fazer recall de dois milhões de aparelhos no mês seguinte. Dessa forma, o processo consumiu cerca de US$ 5,3 bilhões.

Mesmo assim, a empresa sul-coreana permanece sendo a primeira colocada em vendas no mercado de smartphones. 

Apple

A crise enfrentada pela Apple foi financeira, na década de 90. Após a saída do Steve Jobs, a empresa lançou produtos novos que não venderam.

Prestes a falir, chamam Jobs de volta, que lança o iMac e faz um certo sucesso. Em seguida, a Microsoft realizou um investimento na empresa, que focou em inovação.

Posteriormente, com o surgimento do iPod, a empresa volta a realizar vendas significativas. 

Igualmente, ela é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo atual.

Marvel

Também na década de 90, a Marvel começa a cair com o declínio das vendas de quadrinhos.

Em 1996 ela pede falência e vende os direitos de cinema das suas duas maiores franquias: Homem-Aranha e X-Men. O sucesso dos filmes fez a empresa investir em cinema e assim se recuperar financeiramente.

Atualmente, a Marvel é líder de bilheteria com Vingadores: Ultimato.  

Como você pode ver no artigo “Empresas conhecidas que se recuperaram de grandes crises”, não são apenas empresas pequenas que sofrem em crises. Por isso, é importante sempre manter-se atento, mas consciente de que o problema não é isolado.

Para mais informações sobre o crises empresariais, baixe nosso e-book Gestão de Crises Empresariais: Gestão Eficiente de Crises Financeiras e de Reputação.

Blog

Crise EmpresarialRecuperação de Crise

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *