5 Passos para Gerir uma Crise Empresarial com Sucesso

As crises empresariais podem ser divididas em: crise de reputação e crise financeira. As duas podem estar intimamente ligadas ou não. 

A crise de reputação pode ser definida como qualquer problema que cause reações negativas em um determinado público e provoque danos aos negócios e a solidez financeira da instituição. 

A crise financeira pode ser definida como a ocorrência de déficits orçamentários. Essas crises podem ser desencadeadas: por uma crise econômica a nível regional/nacional/global ou por outros fatores mais individuais, como por exemplo a falta de planejamento. 

Para gerenciar suas crises com sucesso, é importante seguir os seguintes passos:

 

  • IDENTIFIQUE O PROBLEMA

O primeiro passo é identificar não apenas o problema atual, mas todos os problemas que podem ter desencadeado esse. É importante mapear o seu público e como ele está sendo afetado com essa crise: fornecedores, colaboradores e clientes.

  •  REÚNA SUA EQUIPE

Nesse encontro, pergunte o que eles acreditam que foi os problemas que desencadearam a crise, apresente seu diagnóstico do problema e peça sugestões de como sair dessa situação. Lembre-se de tomar nota de todas as ideias, mesmo que em um primeiro momento não pareça ser a melhor. 

Você vai ter um feedback de quem esteve intimamente ligado com a situação e está tão interessado quanto você em solucioná-la. 

  •  REPENSE A CULTURA DA EMPRESA

Veja se seus problemas não são internos e se eles não possuem ligação com a cultura da empresa. Repense quais são os objetivos do empreendimento e como ele é diferencial no mercado. 

  • NÃO TENHA MEDO DE INOVAR

Muitas vezes um negócio surge em um formato que não funciona, ou depois de um tempo para de funcionar. As pessoas estão em constante mudança de comportamento e de estilo de vida. Se o seu produto ou serviço já não atende mais o público, crie algo que vá atender melhor ele. 

  •  COLHA FEEDBACK DO PÚBLICO

Após solucionar seu problema ou implementar seu novo produto ou serviço, encontre uma forma de conversar com seu público e colha o feedback deles. É importante acompanhar a opinião dos usuários, porque eles podem proporcionar um melhor funcionamento do produto ou do serviço.  

Para mais detalhes sobre o gerenciamento de crises, baixe nosso e-book Gestão de Crises Empresariais: Gestão Eficiente de Crises Financeiras e de Reputação.

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